Fichamento dos Capítulos I e V.
O texto inicia fazendo a
apresentação de um fenômeno de venda promovido e identificação de comportamento
de consumo que perpassam diretamente pela internet. Onde a opinião do
comprador, a leitura e o modo de como a oferta dos produtos foi realizada foram
de fundamental importância para o sucesso de vendas do produto. No caso, ele
cita o exemplo de livros semelhantes lançados em épocas diferentes. Além disso,
o aparecimento de outro espaço de comercialização, no caso a livraria online,
que permite uma série de informações em tempo real, além da facilidade e comodidade
do comprador em ter acesso a diversos ambientes e conteúdos de outros usuários
que já adquiriram e avaliaram o produto para decidir sobre sua compra.
Trata-se de um novo modelo econômico
que vem mostrando sua força à medida que revela também os hábitos de compra e
preferências desse novo público consumidor. Esse mercado do entretenimento
digital vem nos apresentar uma nova perspectiva de público-alvo que, se antes
era pensada e tratada como mercado de massa, limitando a gama de ofertas, hoje
passa a mostrar suas peculiaridades e a direcionar o espaço virtual de compra-venda
para os nichos.
A dificuldade maior é encontrar
públicos locais que tenham interesse no que será vendido, além de a loja física
limitar o acesso do público ao produto, assim como a venda do mesmo que fica
restrita a uma região. Em termos de lucro para os proprietários, é mínimo, pois,
estes terão a preocupação apenas em pagar os custos para manter a mercadoria
nas prateleiras. No entanto, poucos produtos conseguem superar a barreira local.
Sendo assim, ocorreu um “fechamento” no foco do marketing onde os melhores
produtos eram oferecidos porque, de alguma forma, não havia possiblidade de
oferecer tudo a todos pela falta de estrutura do mercado e de produção. Então,
passou-se a observar que a grande maioria do que era oferecido fazia sucesso em
todos os aspectos porque de fato tinha qualidade. Porém, com o crescimento das
vendas on line, esta realidade passou a se reverter, atendendo às demandas do
novo consumidor cada vez mais peculiar.
No século passado, o olhar sobre
este mercado era voltado a observar e propagar o que mais caía no gosto do
público, esquecendo aquilo que era menos visto. Atualmente esta visão vem sendo
modificada, pois, passou-se a observar o poder de venda daquilo que
individualmente não tinha muito destaque, mas que em um grupo mostra um
importante e explorável poder de mercado. Trazendo isso para as vendas on line,
o leque de produtos oferecidos acaba se tornando praticamente infinito, onde os
consumidores têm a liberdade de buscar novas e antigas ofertas e onde (quase)
sempre haverá alguém comprando e buscando algo relacionado à sua preferência,
caracterizando-se assim o efeito da Cauda Longa. Obviamente, a Cauda Longa também
tem seu lixo, mas este é simplesmente ignorado pelo mercado.
A maioria das empresas de sucesso
neste ramo explora o fenômeno da Cauda Longa em diversos aspectos, com a
possibilidade de ampliar seu mercado e conhecer novos negócios, principalmente
no que diz respeito à lacuna de mercado aonde as lojas físicas não chegam. Além
disso, a redução de custo no que diz respeito à logística e estrutura que seria
necessária numa loja tradicional compensa muito mais para a empresa.
Essa nova leitura, onde havia um
cenário de escolhas limitadas e hoje aponta para a abundância de ofertas,
também traz a oportunidade de redução de custos entre oferta e demanda que será
influência não só nos números finais, mas também na essência do mercado. O amplo
acesso aos nichos revela o desejo por aquilo que não é comercial e traz muitas transformações
em termos de quantidade, mas que revelam também uma preocupação com a qualidade
do que é oferecido e de como isso é feito.
A Revolução Industrial fez com
que o produtor tivesse o monopólio dos modos de produção e definisse a relação
de consumo entre produtor e consumidor. Porém, a democratização das ferramentas
de elaboração passou a dar espaço a geração chamada de Pro-Am. Esta que
desenvolve um trabalho parecido com o de um profissional, sem o mesmo
reconhecimento, mas que vem mostrando sua importância, pois, é reconhecidamente
fruto de um momento onde a tecnologia chegou de maneira barata e ao alcance de
grande parte da população. Esse compartilhamento de informações fez com que a
relação profissional x amador se tornasse estreita, pois, o consumidor além
de apreciar o produto passou a ter interesse sobre como ele era feito e,
consequentemente, a produzi-lo.
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